domingo, 8 de janeiro de 2012

Responsabilidade

Todos nós participamos de diferentes grupos sociais: trabalho, igreja, amigos, associações e tantos outros, logo é natural que dentre esse grupos tenhamos que realizar algumas tarefas que beneficiam o conjunto e também a nós mesmos. Entra em campo então a responsabilidade, ao menos deveria entrar.

Já sou crítica, exigente e chata por natureza, mas se tem algo que me tira do sério em segundos é perceber a falta de responsabilidade de alguém próximo, principalmente se isso implicar em meus compromissos. Acho tão desnecessário alguém ser chamado ou visto como irresponsável até porque na maioria das vezes somos nós que chamamos a responsabilidade e não os outros que nos entregam. Ninguém é obrigado a prometer nada, mas prometeu, cumpra. Simples assim. Se o fardo está pesado, entregue, e perceba que entregar é bem diferente de deixar à beira do caminho.

Sempre que for convidado a assumir um compromisso verifique primeiro seu tempo disponível, sua capacidade e habilidade de desenvolver tal tarefa, sua boa vontade, enfim, veja se és capaz de dar conta do recado, caso contrário não diga que fará, afinal, se assim for, alguém estará contando com sua participação e se você não fizer vai deixar um "buraco" que poderá ser difícil de tapar mais tarde.

Não sei porque, mas sempre vejo casos de irresponsabilidade extrema nas tarefas das igrejas, trabalhos sociais beneficentes ou apenas de confraternização e outros de mesma natureza. Tudo o que sei, observo e acho até curioso é que no trabalho, nas funções remuneradas ninguém deixa passar os compromissos uma vez que tal atitude pode custar o salário do fim de cada mês.

Vamos repensar nossos conceitos acerca das responsabilidades que assumimos. Irresponsável é um codinome que não cai bem para ninguém. Seguindo aquela história de: "se viu que vai cair, deita", se sabe que não vai dar conta, não assuma. Fica a dica. Responsabilidade, uns têm, outros tentam, os piores nem sabem o conceito.

Forte abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário