quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ahh que saudades do meu país

Há tempos que reflito sobre essa frase procurando encontrar uma razão real, um motivo palpável para tantas lamentações acerca do fato de estar longe de casa, da família, dos amigos enfim. Meus irmãos chegaram a morar fora do Brasil durante longo tempo e ainda hoje tenho outros parentes, amigos e conhecidos que vivem no exterior. Ouço e leio sempre suas frases saudosistas acompanhadas, muitas vezes, da lamentação extrema por causa de uma dor forte causada pela perda de um ente muito querido. 

Ora, morar e trabalhar em outros países proporciona mesmo algumas vantagens financeiras e outras relacionadas ao padrão de vida mas, a meu ver, as desvantagens que isso traz são muito maiores e mais impactantes. Ficar longe da família, dos amigos de toda uma vida, correr o risco de nunca mais encontrar alguns deles com vida, isso é apavorante. Não que eu critique quem busca melhores condições e oportunidades longe desta terra, mas estou chamando a atenção para o fato de as pessoas não assumirem a responsabilidade sobre suas decisões e ficarem repetindo o mesmo texto sempre, sempre, sempre. 

Hoje eu também moro longe daqueles com quem estive durante 24 anos, tenho saudades deles, mas não faço de minhas lamentações e dizeres sobre essa saudade minha oração diária. Quando me mudei do meu estado de origem assumi toda a responsabilidade e procurei estar ciente de todo o risco que corria com relação a todos aqueles que deixei para trás. Questiono-vos, pois: de fato vale a pena estar longe dos teus? Você vive a vida do jeito que sempre quis viver? Lembre-se do velho ditado: Viva cada dia de sua vida como se fosse o último.

Abraços carinhosos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário