De acordo com o dicionário e outras fontes de pesquisa cidadão é todo aquele que exerce a cidadania e, cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade que vive.
Creio que se todos compreendêssemos a mensagem explícita no conceito acima esse meu texto nem seria necessário. Entretanto ao contrário disso ele se faz totalmente importante e necessária a sua leitura.
Ser cidadão é estar em dia com seus deveres de cidadão pagando seus impostos, ajudando a manter limpa a cidade e, mais especificamente falando, a rua onde se vive, participando ativamente da sociedade. Isso implica cumprir, como disse há pouco, suas obrigações para então buscar e reclamar seus direitos. Direitos de ir e vir livremente com sua moral e integridade asseguradas. Direito à qualidade de vida, saúde, alimentação, moradia, educação. Se interrogarmos as pessoas por aí elas certamente dirão que é isso que esperam de seu governo, sua gestão política. Esperam! E só esperam mesmo porque infelizmente a maioria dos cidadãos se acomodam em suas condições, muitas vezes precárias, se limitando a falar de seus problemas com os vizinhos fazendo de um assunto tão sério uma simples conversa de portão.
Um cidadão de verdade assume seus deveres com responsabilidade e batalha digna e corretamente por seus direitos; busca respostas e soluções rápidas para suas incomodações; se organiza socialmente em associações de bairro e outras áreas afins.
Ninguém pode calar a voz do povo que clama por justiça, igualdade e humanidade para todos, afinal, a voz do povo é a voz de Deus, não é mesmo?
Exerçam vossa cidadania com orgulho!
Abraços a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário